Projeto voltado ao grupo cuidar do cuidador

Publicado em 19/11/2020 às 15:47 - Atualizado em 19/11/2020 às 16:00

O Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS e a Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Academia de Saúde do município de Tigrinhos realizam nesse mês de novembro um projeto voltado ao Grupo Cuidar do Cuidador do CRAS.

O grupo é direcionado aos cuidadores de pessoas com deficiência, acamados ou outros que necessitem de um cuidado especial. O objetivo do grupo é prestar apoio e disponibilizar um espaço para que os cuidadores possam desabafar e lembrar dos cuidados para com eles mesmos. Pois para cuidar do outro é necessário que a pessoa, em primeiro lugar, esteja bem consigo mesma.

No ano de 2020 por conta da pandemia do Coronavírus, o grupo vem sendo desenvolvido a distância pela equipe do CRAS, por meio de mensagens e vídeos de WhatsApp, bem como atividades individuais para cada membro do grupo. Nesse sentido, foi criado um projeto em parceria com a Secretaria de Saúde do Município.

O projeto consiste na visita dos profissionais da Academia da Saúde que juntamente com a equipe do CRAS, passam algumas atividades físicas como exercícios e alongamentos aos cuidadores. Essas atividades podem ser desenvolvidas em casa, auxiliando na melhoria da qualidade de vida e bem estar dos participantes. Ressalta-se ainda, que todos os cuidados quanto ao coronavírus estão sendo tomados nas visitas.