---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Tigrinhos oferece Yogaterapia e Ayurveda (massoterapia) na Unidade Básica de Saúde

Publicado em 10/09/2019 às 16:54 - Atualizado em 17/09/2019 às 16:15

   Durante o mês de agosto Tigrinhos implantou mais duas Práticas Integrativas e Complementares (PICS), a yogaterapia e a ayurveda (massoterapia). São vinte horas semanais, ministradas pela instrutora Tamires Gerhardt Drescher, dez horas destas são para a Saúde do Trabalhador, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, divididas entre yogaterapia e a ayurveda (massoterapia).

   As outras dez horas são divididas entre yogaterapia para grupos como gestantes, grupos de dor, grupo saudávelmente e grupo de adolescentes, já a ayurveda (massoterapia) é destinada a pacientes com dores crônicas.

   A yogaterapia é uma terapia alternativa para tratamento e prevenção de várias doenças, as práticas consistem em simples posições físicas, em exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. Já a ayurveda (massoterapia) consiste em uma série de técnicas milenares de massagem que ajudam a aliviar a dor muscular, combater o estresse, estimular a circulação sanguínea e prevenir diversas doenças.

   As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são ofertadas gratuitamente pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, pelos profissionais: enfermeira Mari Perondi, Daine Kutszepa, psicóloga Daniela Mattei, fisioterapeuta Matheus Chitolina, dentista Julia Spessato Zanco (em licença), terapeuta Gentil Ulbert e a mais nova contratada Tamires Gerhardt Descher.

   O município de Tigrinhos destaca-se pela quantidade de práticas oferecidas, entre as mais procuradas pelos pacientes podemos destacar: fitoterapia, shantala, acupuntura, homeopatia, auricoloterapia, imposição de mãos, reiki, dança circular, ventosa, terapia de florais, aromaterapia, reflexologia, cranioterapia, entre outros, e agora contamos também com a yogaterapia e a ayurveda (massoterapia).

   Os pacientes são encaminhados para as PICS pelos profissionais da unidade de acordo com o seu protocolo clínico, para beneficiar o maior número de pessoas, o paciente que estiver em acompanhamento com alguma outra terapia ou prática integrativa, deverá terminar o tratamento antes de iniciar outro. É importante enfatizar que os pacientes estão inseridos no SISREG e seguem a fila por classificação ou cronológica, todos regulados.

   “‘Precisamos cuidar de gente que cuida de gente’

   A ayurveda (massoterapia) e a yogaterapia assim como as outras práticas são oferecidas aos servidores municipais, atividades de ginástica funcional em parceria com o esporte e ginástica laboral, este é um outro programa que é desenvolvido na UBS voltado á saúde do trabalhador, onde são inclusos todos os servidores que buscam atendimentos da mesma forma que os pacientes, cuidar bem do profissional também é uma preocupação que temos, observamos que muitas vezes os profissionais estão tão doentes quanto os pacientes, e não conseguem desempenhar suas funções de forma satisfatória. Com esse olhar voltado ao profissional podemos observar e prevenir algumas doenças causadas pelo próprio trabalho, o simples fato de alongar-se estar preparado, fisicamente relaxados antes da sua jornada diária podem evitar vários desconfortos ou dores adquiridas pelas suas funções.

   Implantamos mais duas praticas integrativas com o objetivo de dar qualidade de vida á nossa população, tratando e amenizando a dor e o sofrimento dos nossos pacientes. Estamos tendo ótimos resultados com as práticas, pacientes que rotineiramente vinham para a Unidade Básica de Saúde (UBS) relatam ter boa melhora na saúde. As PICS não substituem o tratamento convencional, mas tem-se notado muito eficiente no tratamento complementar do paciente.”enfatizou a secretária de saúde do município Solange Teske.

   Através das Praticas Integrativas e Complementares e outras atividades desenvolvidas na UBS do município, podemos prevenir doenças, evitar vários desconfortos, diminuir a ingestão de medicamentos e consequentemente desempenhar com melhor disposição suas atividades diárias.