---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Tigrinhos: Destaque Nacional com o programa Saúde Integral do Homem

Publicado em 05/09/2019 às 15:29 - Atualizado em 05/09/2019 às 15:44

     O município de Tigrinhos foi selecionado para concorrer ao Prêmio APS Forte para o SUS – Acesso Universal, o Ministério da Saúde Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram no dia 5 de abril de 2019  o edital do “Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”, com objetivo de identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas municipais, estaduais ou regionais que tenham como foco a melhoria da Atenção Primária à Saúde (APS), principalmente o acesso.

   Das 1.294 experiências inscritas para o prêmio, 135 foram selecionadas, incluindo o município de Tigrinhos que apresentou o projeto Saúde Integral do Homem, e recebeu uma posição de destaque na publicação que o OPAS/OMS Brasil está preparando para o prêmio. As experiências selecionadas seguem no processo de seleção das três melhores. Os vencedores também serão premiados com uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional, a ser indicada pela OPAS, de organização de rede de atenção à saúde centrada na atenção primária.

   A campanha Saúde Integral do Homem é desenvolvida no município através de um trabalho envolvendo a administração pública com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A primeira edição da campanha ocorreu em de 2017, neste ano já foi realizada a terceira edição da campanha que ocorre sempre no mês de julho devido à passagem do dia do Colono e Motorista e o Dia do Homem, como forma de homenagear a classe trabalhadora que produz e transporta o alimento de cada dia, já que o município tem como base econômica a agropecuária.

   Um problema evidenciado no município era a falta de adesão do público masculino aos programas de prevenção de doenças ofertados na Unidade Básica de Saúde (UBS), já que tradicionalmente os homens não buscam a prevenção e só procuram a Unidade quando a doença já existe ou está em estado avançado. Pensando nisso, criou-se a campanha Saúde Integral do Homem coordenada pelo fisioterapeuta Matheus Chitolina que atua no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que objetiva a prevenção, promoção e recuperação da saúde do seu público alvo, ou seja, usuários do sexo masculino com idade entre 15 e 85 anos.

   No mês de julho 50% dos agendamentos e atendimentos na UBS são disponibilizados aos homens, como atendimentos multiprofissionais, consultas e exames, terapias alternativas incentivando a adoção de práticas integrativas. Também são repassadas orientações qualificadas através de palestras com médicos especialistas.

   Durante os três anos de sua edição foram abordados temas como câncer de pele, prevenção de acidentes de trabalho com animais peçonhentos, zoonoses, urologia e câncer de próstata, atividade física, alimentação saudável, obesidade cardiovasculares etc. Levando informações principalmente aos trabalhadores da agricultura, que são maioria no município, tratando o homem como um todo.

   Os resultados após as realizações das campanhas foram positivos, pois a procura pelo sistema de saúde, tanto para a prevenção de possíveis enfermidades quanto para recuperação cresceu. A equipe gestora da Unidade Básica de Saúde de Tigrinhos trata como prioridade à atenção primária a saúde, buscando sempre conscientizar os munícipes que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde.

   A secretária de saúde do município Solange Teske agradeceu pelo reconhecimento que o município recebeu “Para nós é uma grande oportunidade o município de Tigrinhos ser reconhecido nacionalmente e o nosso trabalho ser divulgado na publicação do OPAS/OMS é muito gratificante mostrar a saúde do nosso município, a saúde que as pessoas tem acesso no município e Tigrinhos servir de experiência para outros municípios do Brasil e divulgar para a Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), nos faz querer buscar e trabalhar cada vez mais e melhor. Nosso município tem 24 anos  e uma população de 2 mil habitantes e estar entre os 10 de Santa Catarina e entre os 135 do País já é uma grande conquista, com certeza estamos buscando ficar entre os três”, citou Solange.

   O prefeito municipal Derli de Oliveira enfatizou que o reconhecimento nacional campanha Saúde Integral do Homem se deve ao excelente trabalho realizado pela equipe de saúde do município que realiza diversas ações em prol da prevenção, conscientização e promoção á saúde da população.

 

Confira abaixo algumas imagens dos três anos da campanha.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar