Encerramento da III Campanha Saúde Integral do Homem

Publicado em 01/08/2019 às 16:53 - Atualizado em 02/08/2019 às 10:32

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Tigrinhos realizou nesta quarta-feira (31) o encerramento da III Campanha Saúde Integral do Homem, coordenada pelo fisioterapeuta Matheus Chitolina a campanha tinha por objetivo dar maior atenção á saúde do homem no mês de jullho, estendendo os atendimentos para incentivar os homens á realizar exames com frequência, cuidando da sua saúde e prevenindo doenças.

A Secretária de Saúde Solange Teske apresentou um gráfico ilustrando o aumento da procura dos homens por atendimento na unidade básica de saúde do município desde o inicio da campanha no ano de 2017. “Realizamos a primeira campanha da saúde integral do homem no ano de 2017 e desde então percebemos o quanto essa iniciativa nos trouxe resultados positivos, pois hoje na terceira edição da campanha a procura dos homens por atendimento na unidade aumentou, isso nos mostra que conseguimos alcançar os objetivos propostos por ela”.

Os munícipes presentes no evento receberam informações de três renomados profissionais na área de saúde, o Clínico Geral Dr. Valmir Fantinel, o Urologista Dr. Bruno Duarte Nevez e o Médico Veterinário Dr. Tiago Benelli. O Clínico Geral Dr. Valmir Fantinel iniciou falando um pouco sobre a longevidade e o futuro, explicando como os cuidados com a saúde, além de exercícios físicos regulares e boas práticas alimentares colaboram para um envelhecimento saudável. O Urologista Dr. Bruno Duarte Nevez abordou sobre problemas urológicos e uma das doenças que mais atingem os homens, o câncer de próstata, mostrando a importância de realizar os exames médicos como forma de prevenção “Quase metade dos brasileiros nunca foram ao urologista, devemos quebrar esse tabu, pois os check-ups anuais são importantes para prevenir doenças como o câncer de bexiga e de próstata” citou Bruno.

O Médico Veterinário Dr. Tiago Benelli que tratou sobre zoonoses, já que mais da metade da população tigrinhense é agrícola e está em constante contato com os animais, ressaltou alguns cuidados necessários para evitar a contaminação humana e também a importância de realizar exames regulares nos animais, afim de evitar a proliferação de doenças entre os animais.

Após as apresentações os profissionais e também o Médico da unidade básica de saúde de Tigrinhos Dr. Agnevaldo Junior responderam perguntas da população, esclarecendo dúvidas e orientando os munícipes. Estiveram presentes no evento autoridades municipais, secretários, vereadores e funcionários públicos. Para encerrar o Prefeito Municipal Derli de Oliveira agradeceu a presença de todos e também a Secretaria de Saúde pela realização da campanha e  foi realizado um sorteio de prêmios doados ao evento.