---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


VI Conferência Municipal de Saúde

Publicado em 06/03/2019 às 16:46 - Atualizado em 06/03/2019 às 16:52

VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 NA TARDE DE QUARTA-FEIRA DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2019, REALIZOU-SE A VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TIGRINHOS, CONTANDO COM EXPRESSIVO PÚBLICO ONDE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL, PRESTADORES E GOVERNO E AUTORIDADES PARTICIPARAM, ESSE VENTO ACONTECE A CADA QUATRO ANOS, SENDO QUE A CONFERENCIA NACIONAL ESTÁ NA SUA XVI EDIÇÃO, COM TEMA PRINCIPAL DEMOCRACIA E SAÚDE: SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS.

CLEITON SOETHE SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO NA OPORTUNIDADE REPRESENTOU O PREFEITO MUNICIPAL SR DERLI DE OLIVEIRA QUE ENCONTRAVA-SE NA CAPITAL BUSCANDO RECURSOS PARA O MUNICÍPIO. O PRESIDENTE DA CÂMARA SR ADEMAR BADIA ENFATIZOU A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS E COLOCOU A CASA DE LEIS A DISPOSIÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE, ASSIM COMO DE TODOS OS MUNÍCIPES.

 A SECRETÁRIA DE SAÚDE SOLANGE M. TESKE AGRADECEU A PRESENCA DE TODOS FRIZOU A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS POLITICAS DE SAÚDE, FEZ UM RELATO DOS INVESTIMENTOS PRÓPRIOS E VINCULADOS NA SAÚDE MUNICIPAL.

“NO ANO DE 2018 O MUNICÍPIO INVESTIU O VALOR DE R$2.002,74 PERCAPITA (POR HABITANTE), INVESTINDO 20,54% DO ORÇAMENTO MUNICIPAL. EM 2017 FOI INVESTIDO R$1711,74 PERCAPITA, DESTACANDO O MUNICÍPIO A NÍVEL FEDERAL ONDE OCUPA O CENTÉSIMO  PRIMEIRO (101) LUGAR DOS 5570 MUNICÍPIOS QUE MAIS INVESTEM EM SAÚDE, E NO ESTADO DE SANTA CATARINA ESTÁ ENTRE OS DEZ (10) QUE MAIS INVESTE EM SAÚDE. ENFATIZOU A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE MAS ALERTOU O USO DO SISTEMA COM RESPONSABILIDADE”.

E CONTINUOU OFERECEMOS DIVERSOS SERVIÇOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, IMPLANTAMOS AS PRÁTICAS INTEGRAIVAS NA UBS DENTRE AS 29 QUE INTEGRAM O SUS O MUNICIPIO OFERECE 22 ATRAVÉS DOS PROFISSIONAIS  DA UNIDADE, OFERECENDO QUALIDADE DE VIDA AOS MUNÍCIPES CITOU SOLANGE. FRIZOU TAMBÉM A QUESTÃO DO ABSENTEÍSMO NO ESTADO,  MAS TAMBÉM NO MUNICÍPIO QUE AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE NO ULTIMO ANO, EXPLICANDO O QUE ACONTECE QUANDO UM PACIENTE FALTA NOS ATENDIMENTOS.

“DEVEMOS CONHECER NOSSOS DIREITOS, MAS TAMBÉM NOSSOS DEVERES ENQUANTO USUÁRIOS DO SUS”, ENFATIZOU.

FALOU DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO VIA SMS QUE SERÁ IMPLANTADO NO MUNICIPIO Á PARTIR DE MARÇO, SERÁ UMA FORMA A MAIS, PARA INFORMAR OS PACIENTES E AGILIZAR NOSSO TRABALHO.

ENCERROU SUA FALA DIZENDO: “A CONDUTA DE CADA UM DEPENDE O DESTINO DE TODOS”.

DANDO SEQUENCIA A COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA ENF. MARI ADRIANI PERONDI, APRESENTOU OS INDICADORES DO MUNICÍPIO.

O PALESTRANTE ELOI TREVISAN FALOU DOS 3 EIXOS TEMATICOS SAÚDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCIPIOS DO SUS E FINANCIAMENTO ADEQUADO E SUFICIENTE PARA O SUS, DURANTE SUA PALESTRA INSTIGANDO A POPULAÇÃO A REFLETIR E ELABORAR PROPOSTAS A NÍVEL MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL PARA GARANTIR O ACESSO E A MELHORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

APÓS APROVAÇÃO DAS PROSPOSTAS FORAM ELEITOS OS DELEGADOS E SUPLENTES QUE IRÃO REPRESENTAR O MUNICIPIO DE TIGRINHOS NA CONFERENCIA ESTADUAL QUE ACONTECE EM FLORIANOPOLIS, SENDO ELES:

REPRESENTADOS OS USUÁRIOS:

TITULAR: VERA BACZINSKI

SUPLENTE: JAIRA DE OLIVEIRA

TITULAR: SALETE B. JOHNER

SUPLENTE: LAURO BORGES

REPRESENTANDO OS PRESTADORES

TITULAR: MARI ADRIANI PERONDO

SUPLENTE: DANIELA MATTEI

GOVERNAMENTAL

TITULAR: SOLANGE M. TESKE

SUPLENTE: MAYARA BOLFE

ENCERRANDO A CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, O COORDENADOR MATHEUS CHITOLINA, AGRADECEU A PRESENÇA DE TODOS.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar