---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


MUNÍCIPES PODEM OPTAR POR PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE.

Publicado em 20/08/2018 às 11:01 - Atualizado em 20/08/2018 às 11:08

Administração, Saúde e equipe de profissionais.
Créditos: Gislaine Martens Kobs. Baixar Imagem

O MUNICÍPIO JÁ OFERECE NA UNIDADE DE SAÚDE, AS PRÁTICAS TERAPÊUTICAS, A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PNPIC), PUBLICADA EM 2006, INSTITUIU NO SUS ABORDAGENS DE CUIDADO INTEGRAL À POPULAÇÃO POR MEIO DE OUTRAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM RECURSOS TERAPÊUTICOS DIVERSOS. CONFORME A SECRETÁRIA DE SAÚDE, SOLANGE TESKE, DESDE A IMPLANTAÇÃO, O ACESSO DOS USUÁRIOS TEM CRESCIDO.

A POLÍTICA TRAZ DIRETRIZES GERAIS PARA A INCORPORAÇÃO DAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS E COMPETE AO GESTOR MUNICIPAL ELABORAR NORMAS PARA INSERÇÃO DA PNPIC NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE. OS RECURSOS PARA AS PICS INTEGRAM O PISO DA ATENÇÃO BÁSICA (PAB) DE CADA MUNICÍPIO, PODENDO O GESTOR LOCAL APLICÁ-LOS DE ACORDO COM SUA PRIORIDADE. "AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS VÊM COMO UM COMPLEMENTO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO. AJUDAM NO AUTOCUIDADO TRAZENDO A CONSCIÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DE AUTO CUIDAR-SE, CONHERCER-SE E PROMOVER SEU PRÓPRIO BEM ESTAR', EXPLICA SOLANGE.

O PRIMEIRO PASSO REALIZADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE FOI CAPACITAR PROFISSIONAIS DA REDE, OFERECENDO AOS PROFISSIONAIS INTERESSADOS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, CAPACITANDO-OS PARA QUE APLIQUEM ESSAS PRÁTICAS DURANTE SEUS ATENDIMENTOS DE ROTINA, NO HORÁRIO DE TRABALHO. DESTA FORMA, HÁ BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS QUE ADQUIREM CONHECIMENTO E AOS PACIENTES QUE RECEBEM ATENDIMENTOS.

"PERCEBEMOS UM AUTOCONSUMO DE MEDICAMENTOS E PESSOAS QUE NECESSITAVAM DE ALGO A MAIS PARA ESTAREM BEM.  VENDO E OUVINDO RELATOS SOBRE AS PRÁTICAS PERCEBEMOS QUE ESSES TRATAMENTOS ALTERNATIVOS PODERIAM FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DOS MUNÍCIPES TIGRINHENSES, ENTÃO INICIAMOS OFERECENDO DUAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E HOJE ESTAMOS OFERECENDO EM TORNO DE 19', CONTA A SECRETÁRIA.

AS PRÁTICAS FORAM OFERECIDAS A POUCO MAIS DE DOIS MESES E JÁ SE PODE PRESENCIAR RELATOS IMPORTANTES DE MELHORA SIGNIFICATIVA, MOSTRANDO QUE O MUNICÍPIO ESTÁ NO CAMINHO CERTO. "RESSALTAMOS QUE ASSIM COMO EM TODOS OS TRATAMENTOS O PACIENTE É PARTE FUNDAMENTAL E RESPONSÁVEL NO TRATAMENTO PARA TER BONS RESULTADOS, A COOPERAÇÃO, O ENTENDIMENTO E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES FAZ COM QUE OS RESULTADOS SEJAM POSITIVOS", ALERTA SOLANGE.

"O MAIOR PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO SÃO AS PESSOAS, E SE ELAS NÃO ESTIVEREM BEM O MUNICÍPIO NÃO ESTÁ BEM", CITA O PREFEITO, DERLI DE OLIVEIRA. ELE REFORÇA QUE A SAÚDE É O BEM MAIS VALIOSO QUE TEMOS E POR ISSO DEVEMOS CUIDAR MUITO BEM. "COM O OFERECIMENTO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS PERCEBEMOS QUE MUITAS VEZES SINTOMAS E DOENÇAS NÃO PRECISAM NECESSARIAMENTE DE UM MEDICAMENTO (REMÉDIO) PARA MELHORAR. AS PRÁTICAS PODEM AJUDAR ESSAS PESSOAS QUE PASSAM POR ESSAS SITUAÇÕES, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. ESPERAMOS CONSEGUIR AJUDAR TODAS AS PESSOAS QUE PRECISAM, OFERECENDO E CAPACITANDO AINDA MAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA", COMENTA.

PROFISSIONAIS E TERAPIAS OFERECIDAS.

MATHEUS LUIZ CHITOLINA É FISIOTERAPEUTA, FORMADO HÁ 12 ANOS, PELA UNOESC, PÓS GRADUADO EM FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA E EM SAÚDE DA FAMÍLIA. POSSUI CURSOS NA ÁREA DE REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL, TREINO FUNCIONAL E CROSSFIT, BANDAGEM FUNCIONAL, PERÍCIA, DRY NEEDLING E VENTOSAS E TERAPIA MANUAL.

EM TIGRINHOS, CHITOLINA OFERECE A TÉCNICA DRY NEEDLING - O AGULHAMENTO SECO. É UMA TÉCNICA CARACTERIZADA PELA INSERÇÃO DE UMA AGULHA FILAMENTAR SÓLIDA, SEM MEDICAÇÃO, ATRAVÉS DA PELE, PARA TRATAR VÁRIAS DISFUNÇÕES, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO, A DOR MIOFACIAL, O RECRUTAMENTO MUSCULAR, O CONTROLE DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA EM GERAL, REGENERAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE TECIDOS LESADOS E ATÉ MESMO QUADROS ÁLGICOS ARTICULARES.

VENTOSATERAPIA - É UM TIPO DE TRATAMENTO NATURAL NO QUAL SÃO USADAS VENTOSAS PARA MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA EM UM LOCAL DO CORPO. PARA ISSO, AS VENTOSAS CRIAM UM EFEITO DE VÁCUO, QUE SUGA A PELE, RESULTANDO EM UM AUMENTO DO DIÂMETRO DOS VASOS SANGUÍNEOS NO EXATO LOCAL. 

MARI ADRIANI OGLIARI PERONDI É ENFERMEIRA, FORMADA EM MEDICINA CHINESA E TERAPEUTA FLORAL. ELA CITA QUE A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É UM COMPLETO SISTEMA MEDICINAL QUE POSSUI UM ENTENDIMENTO PROFUNDO DAS LEIS E PADRÕES NA NATUREZA E O APLICA NO CORPO HUMANO COMO FORMA DE DIAGNÓSTICO. O TRATAMENTO TEM COMO BASE OS CINCO ELEMENTOS DA NATUREZA E A TEORIA DO YIN-YANG. "BUSCA-SE ESTABELECER O EQUILÍBRIO DO PACIENTE DE FORMA QUE TRATAMOS O SER HUMANO E NÃO A DOENÇA', EXPLICA A ENFERMEIRA. CONFORME MARI, VÁRIAS TÉCNICAS PODEM BENEFICIAR OS PACIENTES.

ACUPUNTURA - É A INSERÇÃO DE AGULHAS EM PONTOS EXISTENTES EM MERIDIANOS NO CORPO, QUE SÃO SELECIONADOS A PARTIR DO DIAGNÓSTICO INDIVIDUALIZADO. PODE SER CLASSIFICADA EM SISTÊMICA OU AINDA UTILIZAR DE MICRO-SISTEMAS COMO CRANIOPUNTURA, QUE UTILIZA PONTOS NO CRÂNIO PARA TRATAR O TODO, TÉCNICA MUITO EFICAZ NAS SITUAÇÕES AGUDAS E COREOPUNTURA, QUE É A PUNTURA DE PONTOS NAS MÃOS COM EFEITO SISTÊMICO. 

ELETROACUPUNTURA - ALÉM DO USO DAS AGULHAS UTILIZA-SE O ESTÍMULO ELÉTRICO NOS PONTOS, EFICIENTES EM CASO DE DORES AGUDAS E CRÔNICAS. AUMENTA DE FORMA RÁPIDA A PRODUÇÃO DE OPIÓIDES ENDÓGENOS NO CORPO.

COLORPUNTURA - FAZ-SE O USO DE CORES APLICADAS AOS PONTOS.

MOXABUSTÃO - APLICAÇÃO DE UM BASTÃO FEITO A PARTIR DE UMA PLANTA CHAMADA ARTEMÍSIA UTILIZADA NOS PONTOS E CANAIS COM O OBJETIVO DE REALIZAR ESTÍMULO.

SANGRIA - CONSISTE EM UM MÉTODO DE EXTRAIR SANGUE DE DETERMINADOS PONTOS, UTILIZA-SE EM DETERMINADAS PATOLOGIAS COMO FORMA DE PREVENÇÃO TRATAMENTO E EQUILÍBRIO DO PACIENTE.

VENTOSATERAPIA - APLICAÇÃO DE VENTOSAS COMO FORMA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. PODE SER INDICADO PARA ELIMINAR A DOR NAS COSTAS CAUSADA POR TENSÃO MUSCULAR OU CONTRATURAS, INCHAÇO NOS BRAÇOS, PERNAS OU PÉS, DOR NAS ARTICULAÇÕES, SENDO TAMBÉM UM BOM COMPLEMENTO NO TRATAMENTO DA CELULITE.

AURICULOTERAPIA - É UMA TÉCNICA QUE SE UTILIZA DO MICRO-SISTEMA PRESENTE NA ORELHA PARA TRATAR E EQUILIBRAR O TODO. PODE SER REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE SEMENTES DE MOSTARDA, CRISTAIS, MICROAGULHAS, AGULHAS, ELETROTERAPIA E LASER.

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESAS PERMITE A ASSOCIAÇÃO COM OUTRAS PRÁTICAS E A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ESTÁ REALIZANDO AINDA AS SEGUINTES TÉCNICAS:

TERAPIA DE FLORAL - QUE OBJETIVA O EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES. A TERAPIA FLORAL UTILIZA-SE DE COMPOSTOS ENERGÉTICOS, CHAMADOS ESSÊNCIAS FLORAIS. CADA ESSÊNCIA É INDICADA PARA TRABALHAR EMOÇÕES ESPECÍFICAS OU CONJUNTOS DE EMOÇÕES.

GEOTERAPIA - USO DE ARGILA PARA APLICAÇÃO NO CORPO.

AROMATERAPIA - USO DE ÓLEOS ESSÊNCIAS CONFORME O PADRÃO DE CADA PACIENTE COM FINALIDADE DE RELAXAR, TRATAR E PREVENIR DOENÇAS. PODE SER USADA EM ASSOCIAÇÃO A PONTOS DE ACUPUNTURA POTENCIALIZANDO SEU EFEITO.

FITOTERAPIA - SE UTILIZA AS PLANTAS MEDICINAIS EM SUAS DIFERENTES FORMAS PARA TRATAMENTO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

SHIATSU - TÉCNICA ONDE UTILIZAMOS A ACUPRESSÃO MANUAL COM A AJUDA DE ALGUM INSTRUMENTO, NESTA TÉCNICA OS PACIENTES PODEM SER CAPACITADOS PARA AUTOAPLICAÇÃO.

SHANTALA - APLICAÇÃO DE MOVIMENTOS SUAVES COM TÉCNICA ESPECÍFICA NOS BEBÊS COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR BEM-ESTAR. EFICIENTES NA INSÔNIA, CHORO, CÓLICAS. AS MÃES SÃO ORIENTADAS DURANTE A CONSULTA DE PUERICULTURA COM A ENFERMEIRA.

GENTIL UBERTI É PSICOTERAPEUTA, MESTRE EM REIKI, COM CURSO AVANÇADO EM HIPNOSE CLÍNICA, REGRESSÃO TERAPEUTA E TERAPIAS HOLÍSTICAS. NESTE ANO COMPLETA 10 ANOS DE TRABALHO E ATUA NA UNIDADE DE SAÚDE DE TIGRINHOS COM AS PRÁTICAS, REIKI - É UM ATO SAGRADO QUE LIGA O INDIVÍDUO A NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE CONSCIÊNCIA E À FONTE DE ENERGIA CURATIVA.

HIPNOSE CLÍNICA - TRABALHANDO DENTRO DE QUATRO VERTENTES BÁSICAS: CONDICIONAMENTO INTERNO (FISIOLÓGICO), CONDICIONAMENTO EXTERNO (MEIO AMBIENTE), DESENVOLVIMENTO E RECONDICIONAMETO DE REGISTROS MENTAIS.

CROMOTERAPIA - AS CORES (LUZES) TÊM EFEITO CALMANTE E CURATIVO COMPROVADAMENTE.

IMPOSIÇÃO DE MÃOS - EQUILIBRA NA PESSOA O CORPO FÍSICO, EMOCIONAL, MENTAL E ESPIRITUAL.

TERAPIAS HOLÍSTICAS - A PALAVRA HOLÍSTICO VEM DO GREGO HOLUS, QUE SIGNIFICA O TODO.

REGRESSÃO TERAPÊUTICA - É UMA TÉCNICA UTILIZADA PARA DESCONECTAR AS PESSOAS DE SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS DO SEU PASSADO QUE AINDA ESTÃO ACONTECENDO EM SEU INCONSCIENTE. " O AMOR É A MELHOR TERAPIA. QUEM AMA NÃO ADOECE E QUEM PERDOA COM AMOR CURA A DOENÇA JÁ EXISTENTE", LEMBRA O PSICOTERAPEUTA.

EM ALGUNS MESES, A SECRETARIA DE SAÚDE PRETENDE OFERECER AINDA A ACUPUNTURA ODONTOLÓGICA. COMO A ACUPUNTURA TEM AÇÃO NEUROFISIOLÓGICA COM PROPRIEDADES ANSIOLÍTICAS, ANALGÉSICAS, ANTI-INFLAMATÓRIA E IMUNOMODULADORA A CIRUGIÃ-DENTISTA, JÚLIA MARIA SPESSATO ZANCO, UTILIZARÁ ESTA TÉCNICA NAS ÁREAS DA ODONTOLOGIA. COM A COMPREENSÃO DOS VÁRIOS DESEQUILÍBRIOS QUE SE TRANSFORMAM EM DOENÇAS NA CAVIDADE BUCAL, FACE, CRÂNIO E PESCOÇO. CONHECENDO ASSIM OS MICRO-SISTEMAS QUE COMPÕEM A BOCA E A FACE QUE AUXILIAM O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS CRANIOFACIAIS E DO PESCOÇO, A ACUPUNTURA ODONTOLÓGICA VEM AGREGAR AINDA MAIS NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DO MUNICÍPIO. 

 

Fonte: Prefeitura de Tigrinhos e Jornal Novoeste.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar