---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Produção de arroz em Tigrinhos

Publicado em 19/02/2020 às 08:49 - Atualizado em 19/02/2020 às 08:51

O arroz é uma semente com inúmeras variedades de grãos que constituem a dieta básica de grande parte da população. É o grão que está em segundo lugar no ranking de produção mundial, perdendo somente pera o milho. Sua maior produção encontra-se em lugares de solo úmido e alagadiço, com abundância de água. Porém, o arroz pode ser cultivado sem a presença constante de água, assim chamado de arroz de sequeiro. Neste contexto, aqui no município de Tigrinhos, os munícipes senhor Telvino Cassaro e dona Guilhermina Cassaro cultivam o arroz de sequeiro para seu consumo e comercializam o excedente.

 

Eles cultivam o arroz sem o uso de agrotóxicos, de forma convencional. Os tratos culturais semeadura, capina, colheita e debulha são manuais e de forma artesanal. Tudo é feito com muito amor e carinho pela família e a produtividade sempre retribui o trabalho do casal.

 

Telvino e Guilermina produzem a três anos o arroz de sequeiro em pequenos locais da cidade e nos terrenos da família. Nesta safra, o agricultor procurou o escritório da Epagri, o qual forneceu sementes de diferentes variedades de arroz que o produtor não possuía, como por exemplo, agulhinha, argentino e arroz preto, com o objetivo de aumentar a produtividade.

 

Celso Cibulski, extensionista da Epagri de Tigrinhos ressalta que, neste ano, o clima contribuiu para excelente safra de arroz e que a cultura pode ser mais uma fonte de renda para as propriedades rurais. Adriano Bialozor, agrônomo da prefeitura de Tigrinhos, salienta que a importância de resgatar culturas que eram plantadas na região e que com a expansão da monocultura foram se perdendo entre as gerações. A Secretaria da Agricultura de Tigrinhos parabeniza o bonito trabalho da família em produzir um alimento de primeira necessidade aqui mesmo no município e de manter a tradição e os costumes da comunidade.

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar